Estratégias para seu pequeno negócio sobreviver à crise financeira

A disseminação do COVID-19 não apenas levantou sérias preocupações com  a saúde, mas também criou incerteza econômica em todo o mundo, marcando o ínicio de uma nova crise financeira de proporção global.

Se para grandes empresas consolidadas esse é um momento desafiador,  para pequenos e médios negócios que são ainda mais vulneráveis, essa é uma verdadeira luta pela sobrevivência.

É crucial que as pequenas empresas sobrevivam à pandemia — esses negócios são vitais para a economia do nosso país. Mas como o pequeno empreendedor pode assegurar isso ao enfrentar uma crise sem precedentes? Mais do que nunca compaixão e colaboração serão essenciais para apoiar a existência dos pequenos negócios.

Pode ser assustador tentar resolver todos os problemas que essa crise apresenta sozinho(a).  Por isso, se você está na linha de frente para manter as portas abertas, aqui estão algumas das ações que pode tomar para proteger seu negócio.

 Triagem financeira imediata

A maior preocupação para a maioria dos pequenos empreendedores, pelo menos inicialmente, é “como vou pagar minhas contas esta semana, na próxima semana, e quanto tempo isso durará”. Obviamente, essa é uma pergunta muito difícil de responder e, além disso, a maioria dos proprietários de empresas enfrenta uma redução de clientes durante uma crise econômica dessa proporção.

Aqui estão algumas etapas importantes a serem tomadas na frente financeira o mais rápido possível:

  • Crie uma lista de orçamento de fluxo de caixa com custos fixos versus custos variáveis. Os custos fixos geralmente mantêm as portas da sua empresa abertas e devem ser priorizados. Crie uma lista de prioridades sobre quais são as mais importantes e tente reservar dinheiro com base nos prazos de vencimento.
  • Analise cortes para custos desnecessários que não estão gerando receita ou não são fundamentais para as principais funções do negócio.
  • Demissões ou licenças de funcionários devem ser muito refletidas. Lembre-se de que seus colaboradores podem ser um dos seus maiores ativos e, se não se esforçar agora para mantê-los, você poderá não recuperá-los mais tarde, quando a crise for superada.
  • Considere todas as economias ou recursos, incluindo possíveis empréstimos.
  • Encontre fontes financeiras adicionais de receita. Seja criativo em suas vendas e ações de marketing (saiba mais sobre isso abaixo).

Em tempos de incerteza, planejamento é rei

Aqui estão algumas ideias ou etapas específicas a serem consideradas no planejamento com sua equipe.

Considere reduzir despesas não essenciais

Desde novas contratações até a interrupção de grandes compromissos e investimentos sempre que possível. O acesso ao capital também é crítico e pode significar a diferença entre permanecer nos negócios e fechar as portas.

Não se trata apenas de cortar custos com folha de pagamento. É importante demonstrar liderança e manter a calma.

Se decisões difíceis precisarem ser tomadas, faça uma avaliação de talentos em sua empresa sobre quem é valioso e como seus negócios serão diferentes se essa pessoa não estiver trabalhando para você na próxima semana.

Evite fazer planos de longo prazo

Lembre-se de que as coisas estão mudando frequentemente. Tenha um planejamento de curto prazo consistente, mas jamais inflexível! Como dissemos, adaptação é palavra-chave para vencer essa crise.

Não fique preso nas decisões que tomou na semana passada. Esteja disposto a se adaptar e ter novos planos.

Nesse sentido, faça um plano para as próximas semanas e depois para o próximo mês. Esses planos mudarão, mas ter um direcionamento é importante para aumentar a sensação de controle e diminuir a ansiedade.

Adaptar e diversificar 

Embora seja irrefutável que estes sejam tempos difíceis,  pequenas empresas devem desafiar-se a pensar criativamente sobre como podem fazer ajustes nos seus negócios para  superarem o clima atual.

Por exemplo, o proprietário de um restaurante pode considerar a entrega em domicílio, se ainda não a oferece — muitos restaurantes locais que não tinham a opção de entrega agora oferecem essa modalidade, permitindo que os clientes os apoiem — ou pensar em maneiras de tornar sua opção de entrega mais atraente, como desconto, pedido sem taxa ou cupons para uso futuro.

E, finalmente, os pequenos empresários devem encontrar algum conforto em saber que, por serem pequenos, têm a vantagem de serem mais ágeis e flexíveis à mudanças, o que lhes permite se adaptar mais rapidamente do que as grandes empresas.

Ao priorizar a saúde, o fluxo de caixa e pensar de maneira rápida e criativa sobre os ajustes do modelo de negócios, as pequenas empresas podem se posicionar melhor para resistir a uma época de incertezas.

Marketing e vendas

Certifique-se de se comunicar de forma transparente com seus clientes. Todos estão enfrentando essa crise juntos, portanto, seja transparente com o que seus negócios estão passando. Os clientes podem simpatizar com as marcas que enfrentam uma crise, desde que você se comunique com elas adequadamente.

Se você estiver aberto para negócios, verifique se eles sabem que podem continuar comprando de sua empresa.  Facilite a compra online de seus produtos e serviços. Aliás, confira neste outro artigo dicas para começar a vender em marketplaces.

Use sua presença em mídias sociais para manter seus clientes atualizados. Se você normalmente não está presente nesses canais, agora pode ser hora de começar.

Implemente um boletim informativo (newsletter) ou uma régua de e-mails simples para se comunicar com seus clientes. O importante é manter-se próximo.

Seja criativo e encontre novas oportunidades para comercializar e vender. Dadas as condições atuais, o que você pode oferecer de diferencial? Este é um bom momento para se concentrar em seus clientes existentes, fornecer um serviço excelente, investir em seus relacionamentos e clientes importantes.

Por fim, considere novas maneiras de fornecer seu serviço ou produto. Pode ser através de entrega em domicílio, e-commerces e aplicativos. Ofereça descontos, se necessário, e pense com engenhosidade.

Busque parceiros para o seu negócio

O fluxo de caixa é a força vital do seu negócio. Para manter sua pequena empresa saudável, o dinheiro precisa continuar fluindo.  Segundo a opinião de especialistas, uma das alternativas que pequenos negócios têm para proteger o fluxo de caixa neste momento é tentar antecipar suas receitas.

Como dissemos, adaptação dos empreendedores e coloração da nossa sociedade serão essenciais para superar essa pandemia. Para ajudar os pequenos negócios, como restaurantes e lojas de bairro conseguir manter o fluxo de caixa, a Cora lançou a plataforma Compre dos Pequenos, que possibilita a compra um voucher no valor desejado dos estabelecimentos cadastrados no site.

Depois que a crise passar, o voucher pode ser usado para comprar algum produto naquele local. Não há taxas para quem compra o voucher nem para o estabelecimento cadastrado. Para cadastrar o seu negócio na plataforma, entre em contato com a nossa equipe.

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